terça-feira, 14 de junho de 2011

Trensurb - Um mal necessário e a poluição visual

Trensurb - Novo Hamburgo (Vale do Sinos)

Antes de mais nada, gostaria de informar que recebi estas imagens de um amigo, que reside em Novo Hamburgo, e sabendo de minha preocupação com o  impacto ambiental,na segurança e visual do novo trem, resolveu me enviar o material.

Pelo que pude verificar pelas andanças no local, esta nova maravilha deixará Novo Hamburgo mais "moderna e concretada" do que nunca, oque me faz pensar "bom, não dá mais para voltar atrás". Uma alternativa ambiental interessante,seria integrar nas proximidades das estações do trem, as árvores cortadas desde o inicio da linha, fazendo replantio e devolvendo as espécies seifadas pela empresa responsável pela obra. Creio que este projeto já esteja em prática, assim acredito.....

Quanto a segurança, fica claro que o fluxo e o desenvolvimento entre as cidades irá aumentar, e junto a isso a criminalidade, decorrente destes avanços. 

Quero deixar claro, que não sou contra o progresso, mas é preciso se ter desenvolvimento, sem prejudicar futuras gerações (sustentabilidade).

E vocês, oque acham do trem??
Podemos viver integrados a estes avanços, de maneira tranquila??













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Novo Hamburgo

As obras de expansão da Linha 1 do trem a Novo Hamburgo já estão 77,29% concluídas, segundo o 29º relatório de medição emitido pela Coordenação de Planejamento da Trensurb nesta sexta-feira. 
O empreendimento é dividido em duas etapas e a previsão de início das operações na primeira delas é para agosto. Esta parte da obra compreende quatro trechos que contam com 4,9 quilômetros de via elevada, uma ponte metroviária e uma rodoviária, além da Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e a Estação Liberdade, já em Novo Hamburgo. (http://www.jornaldegramado.com.br/regiao/319117/expansao-da-linha-do-trem-a-novo-hamburgo-esta-77-29-concluida.html)

8 comentários:

Henrique Kolling disse...

Fica feio pra caralho, e detona por onde passa tmbm, mas pensa assim, se 40% de quem usar o trem fosse usar um veiculo movido com combustivel fossil?Que é o que acontece.Fica ruimk pra quem ta na volta, mas precisamos ver o todo.

Emerson S.S. disse...

O progresso se faz urgente. Mas é preciso avaliar os impactos ambientais e sociais em decorrente da obra. Mobilidade urbana significa isso: mais concreto e menos verde. (é de se repensar)

Bigode disse...

Concordo. Mas é preciso avaliar de que maneira este desenvolvimento pode ser inserido em uma cidade como Novo Hamburgo.
Uma via arborizada agora jáz em concreto.

Pergunto existe interação de um Engenheiro Ambiental nesta obra? Serão reaproveitados os resíduos gerados desta obra, ou irão para disposição final (aterros). Foi utilizada água reaproveitada da chuva para limpeza de asfalto e confecção de concreto..etc etc..pequenas ações que movem montanhas..

Henrique Kolling disse...

Existe uma diferença importante entre protestar e ajudar, claro que qualquer ação gera impacto, portanto qq obra deve ser acompanhada por profissionais,mas do que adianta dez vias arborizadas porem congestionadas por carros queimando combustivel?Creio que o grande problema do ativismo ambiental hj em dia é a falta de noção de viabilidade das ideias, não adianta por em pauta progetos que não se ajustem as necessidades e possibilidades da sociedade, pode ser muito bem intencionado e bonito,mas se não tiver como acontecer...Foi conversa fora..

Bigode disse...

Com certeza Henrique, mas se optaram por fazer este projeto acima do solo e não subterrâneo devemos tornar este projeto menos impactante possível. A população está aumentando cada vez mais e quando me refiro a arborização é para tentar unir de uma maniera viável, o desenvolvimento aos recursos naturais que já existiam no local antes da obra. Precisamos de árvores...e ciclovias também..

Guilherme Iop disse...

Precisamos cada vez mais e urgente de ações que diminuam o número de veículos de passeio e carga circulando pelas nossas ruas entupidas. Para isso é necessário um investimento pesado no transporte público de qualidade e integrado, como o trem, o aeromóvel (até hoje abandonado por pura falta de interesse público)e por último o ônibus (único ainda poluente mas que já existe elétrico para substituir este movido a diesel). Com certeza a cidade ficaria mais concretada com as ações do trem e aeromóvel, ambos tendo que ser em via suspensa de concreto. Porém, quanto carro poderia sair de circulação no dia a dia, abrindo caminho para a construção de ciclovias seguras pois poderiam estreitar as vias existentes para a circulação de menos carros, isso sem contar que ao longo de uma ciclovia quanta árvore poderia ser plantada transformando a via em um corredor verde. Estas são ações que dependem muito mais de iniciativas públicas e pressão da sociedade civil do que de investimentos bilionários. Todo este problema passa pela questão do jogo de interesses de empresários que patrocinam políticos para que estes não tomem nenhuma atitude que venha no futuro impactar nos seus negócios. Infelizmente o homem só vai ter consciência ecológica quando estiver seriamente ameaçado de desaparecer da face da terra, antes disso, o poder econômico vem na frente de qualquer iniciativa ecologicamente correta. Existe muita balela nas empresas de consciência ambiental, desenvolvimento sustentável e tal, mas, grande parte disso é só para aumentar seus lucros passando para a sociedade através do marketing e propaganda uma impressão daquilo que ela parece ser mas que na verdade é muito de enganação. Exatamente há alguns meses atrás, minha empresa que se diz sustentável e prega isso aos quatro ventos, definiu que sua frota seria toda total flex e que a partir daquele momento todos os veículos fossem abastecidos somente com ácool.........grande idéia né??? Passou-se alguns meses e o preço do litro do álcool foi lá para as alturas não sendo mais economicamente viável abastecer os veículos com álcool..o que fizeram? Determinaram que abastecessem os veículos com gasolina!!! Onde foi parar a consciência ambiental???? Balelas e mais balelas. Assim funciona esse mundo e nós só podemos mudar aquilo que está a nosso alcance. Fazer nossos acampamentos sem deixar resíduos espalhados na mata e nos rios, não destruir a flora e fauna e curtir aquilo que ainda nossos semelhantes não destruíram.

Henrique disse...

Ta faltando Bike na rua,e pernada tambem, gente preguiçosa,é muito carro com 5 lugares e só um egoista dentro..hehehe...( não é engraçado )

MHenkel disse...

Além do aspecto ecológico e ambientalista, me preocupo com o aspecto paisagistico. É lamentável que tenhamos que acompanhar a derrubada de locais arborizados para a construção de um meio de locomoção que é duvidoso em seus resultados. Não acredito que diminua os carros na BR 116, tão somente pelo trem. Quem tem carro vai de carro, pois esta locomotiva é antiquada e desconfortável. Creio sinceramente que muito mais que o carbono expelido no ambiente, é o benefício das árvores e arbustos que rodeavam o Luiz Rau. Onde muitas pessoas faziam sua caminhada junto a esta pouca vegetação. Outra coisa que não concordo é dizer que o trem trará progresso e cultura(!!!!!) à nossa cidade. Viriam os Portoalegrenses para cá fazerem compras? Talvez, com todo o respeito, a população de Sapucaia virá até aqui. Finalizando, o que sei é que é melancólico e triste ver árvores imponentes como as que existiam em frente ao shopping e uma seringueira ao lado do colégio PIOXII serem massacradas.
Vamos nos falar mais. Um abraço.
MarcosHenkel
marcoshenkel@gmail.com